Confira nossa programação:
10 de novembro
Local: Casa de Cultura da Vila Guilherme
Praça Oscar da Silva, 110 - Vila Guilherme - São Paulo - SP
13:00 - ANHANGÁS
Com Núcleo Experimental de Butô
“Anhangá”, em cosmologias indígenas, quer dizer sombra, alma errante, espírito que vagueia. Designava também os mortos de tempos muito antigos onde não haviam diferenças entre homens e animais. Protetores da terra, não possuem uma forma, mas são capazes de se metamorfosear em todos os corpos: humanos, animais, plantas, minerais, fenômenos da natureza. Nesta performance, objetiva-se presentificar nos corpos dos dançarinos a qualidade da terra enquanto útero-túmulo, fluxo constante entre vida e morte, para escancarar que é impossível restringir a morte ao espaço do cemitério, pois nem a vida – nem a terra – são separáveis das inúmeras mortes que as constituem
14:00 - Treinamento de Boxe, Dança e Autodefesa
Com Carolina Nobrega, CiA dXs TeRrOrIsTaS e Coletiva Elas
17:30 - MARGINAIS (TRANS)TEMPORAIS
Com Núcleo Experimental de Butô
‘’O Núcleo Experimental de Butô propõe a realização do Happening Marginais TransTemporais, onde os performers encarnam a beleza da crueldade, os corpos são atravessados pelos malditos e suas literaturas, pela marginalidade da dança de Tatsumi Hijikata, pelos marginais que povoam a cidade de São Paulo hoje e pela marginalidade experienciada por cada corpo.
Éden Peretta, em O Soldado Nu, desenvolve a noção de Marginais TransTemporais, uma vez que estes personagens não dizem respeito somente aos seres marginalizados no Japão pós-guerra, “mas que figuram, reincidentemente, à margem em quase todos os tempos e sociedades”. A Transtemporalidade dos marginais é encarnada por Tatsumi Hijikata ao se debruçar nas obras literárias dos poetas malditos, como, por exemplo, Lautréamont, Genet e Sade; colocando-os em confluência com suas próprias marginalidades.